História e nós na Pós

Buscar o ontem não é medo de seguir à frente, mas sim, a esperança de compreendê-lo para acertar amanhã.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Novas Tecnologias: um desafio à educação.

As novidades tecnológicas se fazem presente nas diferentes formas de comunicação, mudando efetivamente a forma de receber e transmitir a mensagem. A informação é passada e recebida a distância ou perto, presencial ou não, simultânea ou após. As novas tecnologias contribuem satisfatoriamente para melhor compreensão nos diferentes serviços prestados, quer seja por empresas privadas ou estatais, não podendo ser diferente na educação. Os alunos, nascidos neste período tecnológico, ainda recente, conseguem conviver harmoniosamente com as máquinas e com os desafios apresentados. Por sua vez, o professor, sofre dois grandes males, a saber: o desconhecimento e a resistência. Quanto a isso, somente ele, o professor, poderá superar. De nada adiante ter equipamentos a disposição se quem deve operá-lo nega-se a entender as formas de fazê-lo, ou não lhe é dado suporte técnico. Entretanto, algo de ruim poderá ocorrer com esse profissional da educação. Não, ele não será substituído por uma máquina, mas sim, por outro professor com as habilidades que as novas ferramentas educacionais exigem. Está aí, a preocupação que todos nós educadores devemos estar atentos. O mercado de trabalho está inserido numa sociedade rápida, exigente e mutável, exigindo de todos nós aperfeiçoamento técnico, sob pena de ficarmos esquecidos.
A informação nos chega sob diferentes formas, cabendo na educação, ao professor recepcioná-las e processá-las a fim de que, se possa dar o destino correto aos seus alunos, e daí, vai exigir dele, aperfeiçoamento técnico para diblar e competir com os concorrentes. Não se trata de uma competição, mas sim, de uma exigência do mercado, do tempo, da nova forma de educar e de dar aula. Quando Schaplin, na metade do século passado, protagonizou o personagem central em Tempos Modernos, previu e deu-nos um apanhado geral do que seria o futuro. Máquinas com sistemas e engrenagens até então desconhecidas passaram a fazer parte do cotidiano, exigindo assimilação e rapidez na compreensão do seu funcionamento, caso contrário seria, por ela, engolido. É necessário, que o professor se torne conhecedor e técnico hábil no uso destas ferramentas tecnológicas, para que possa criar um novo vinculo com seus alunos e com seus pares, modificando e assimilando o ambiente de trabalho para que possam contribuir e construir uma nova forma de educar, que atinja os novos parâmetros, sinais dos novos tempos, resultado de uma constante modificação da espécie e das formas de relacionamento.

Um comentário:

  1. Parabens pelos seus comentarios em relaçao aos aspectos que envolvem o nosso processo educacional.

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